A importância do Permitir na Alfabetização
Para que a alfabetização ocorra é preciso permitir. Pais, professores e alunos devem estar engajados nesse foco.
Alguns pais na intenção de deixar cadernos bem escritos, bem ilustrados, bem feitos; fazem tudo pelo aluno.
Há alunos que no medo de errar, de não fazer como a professora quer; tremem com qualquer questionamento.
Meu objetivo nesse texto é falar sobre as hipóteses de escrita e no quanto os pais prejudicam a alfabetização quando não "permitem" aos filhos fazerem por si só.
Qualquer estudante de pedagogia ou magistério conhece as Hipóteses de Escrita. Permitir que a criança escreva, ao seu modo, palavras e frases - sem a interferência de pessoas já alfabetizadas.
Quando solicito que meu aluno escreva palavras do seu jeito, é exatamente isso que quero! Não há certo ou errado! Existe um processo de alfabetização em andamento e cada vez que um pai tenta ajudar ou faz para o filho a tarefa de casa ele estabelece um certo. O que for diferente está errado.
A criança então, na sala de aula, teme realizar as atividades. "Não sei". "Tá certo, professora?" E como é difícil romper com a ideia de certo e errado. Já vi alunos que liam balbuciando, jamais em voz alta, por medo! Medo de errar. Medo de ser punido!
Permitam que seus filhos explorem suas ideias. Criem estratégias! Não importa se está certo, bonito. Importa o que ele fez, o que ele alcançou dentro do processo de aprendizagem dele.
Nessa sociedade de competição feroz ensinamos muito cedo que fracassar é ruim. Errar não é permitido.
Vamos nos permitir! Explorar, construir, desconstruir...aprender, desaprender!
Quer entender um pouco sobre as Hipóteses de Escrita?