domingo, 6 de dezembro de 2009

Coragem...

O que é ser corajoso? Ter coragem? Enfrentar, lutar, persistir, sonhar?
Gosto de pessoas corajosas. Pessoas que colocam a cara a tapa. Que falam, sem temer as consequências, preferindo escancarar a verdade, nua e crua.
Já sofri muito por ter a coragem de admitir erros. Mas para mim, seria pior não ter coragem de admití-los.
Já sofri também por ser honesta e mal compreendida.
Já perdi, por ter coragem de esclarecer certas coisas.
Já fui punida pela honestidade de minhas palavras. Mal vista por não fazer "carinha bonita" em momentos de desagrado.
Mas, atualmente, o que vemos na maioria das relações (amorosas, fraternas, sociais, profissionais...) não contam com tal virtude.
As pessoas mentem, enganam, omitem (mentem na verdade) fatos importantes. Não entendo. Não compreendo. Não respeito tal feito.
Falando especificamente de casos amorosos...como é difícil encontrar sinceridade. E parece algo tão simples. Porém, na maioria dos casos, os parceiros optam pela mentira, pela traição, pela mágoa, pelo desrespeito.
Sempre digo: "Prefiro a verdade cruel, do que a mentira bonitinha e agradável".
A coragem, porém, não deve permancer apenas nas palavras. Ela deve estar nas atitudes. E aí...como as pessoas são medrosas. Medo de encarar situações, medo de demonstrar sentimentos, medo de se machucar, medo de machucar o(s) outro(s). Enfim, medo, medo, medo...
Poderíamos nos aproximar mais de nossos amigos ditos "irracionais", e deixarmos nos levar pelo nosso instinto. Racionalizar em excesso inibe nossos desejos, às vezes vorazes e autenticamente prazerosos.
E se mesmo com esforço, não consigamos a proeza da coragem, quem sabe possamos ir até o Mágico de Oz, e pedir encarecidemente que ele nos dê um pouquinho de tal virtude, assim como fez com o leão medroso...e assim, possamos ser o Rei - ou Rainha- do nosso reino.

Nenhum comentário: