É, mais um Natal aí...e logo mais uma virada de ano.
Nas casas, todos preparam sua ceia. As casas decoradas, as árvores montadas com luzinhas piscando. As lojas, com suas decorações fantáticas, levam qualquer adulto para um mundo de fantasia; cheio de sonhos, desejos e vontade de renovar.
Mas, quantas são as pesoas que não estão nesse mundo mágico. Que vivem abandonadas ou estão depositadas em hospitais, asilos e outros ambientes onde reina a solidão, a dor e o sofrimento.
Há poucos dias fui levar o "Papai Noel" de uma cartinha que havia selecionado em uma rede de supermercado. Todos os anos, eles expõem cartinhas de crianças que estão internadas num hospital próximo a minha casa. Chegando lá, ainda restavam algumas cartinhas que não haviam sido adotadas. pensei em suas carinhas tristes ao verem outras crianças recebendo o tão sonhado presente e ela...mais uma vez, havia sido abandonada. Seus sonhos, talvez, quebrados.
Não sei se é o mundo, mas Porto Alegre anda muito triste.
As ruas estão abandonadas, assim como as crinaças, velhos e jovens. As drogas acabam sendo seu único apoio; contra a fome e a solidão.
Isso é culpa de quem? Dos governantes? Dos cidadãos? Da educação, ou sua falta?
Acho que descobri o que quero de presente de Natal: Iluminação, para mim e para todas as pessoas do mundo.
Que as luzes das árvores não iluminem apenas as casas ou as ruas, mas o coração de cada um de nós. Que o particular, o indivíduo, dê lugar ao coletivo e que cada um possa se doar um poquinho mais ao outro..cada um dentro de suas possibilidades.
Um Feliz Natal a todos aqueles que acreditam e que tentam, de grão em grão, fazer um futuro um pouco mais doce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário