sábado, 5 de setembro de 2009

Não deixe para amanhã ...

Setembro chegou. Com ela surgem árvores floridas, repletas de cores e aromas. E para nossa felicidade, está nos presenteando com um feriadinho, abençoado pelo sol e um friozinho gostoso no final do dia.
Estou em casa. Não chego a estar de cama. Nem me foi solicitado isso. Mas, prefiro ficar quietinha pra não piorar.
"Mas o que aconteceu? Como aconteceu?" Perguntam-me ao passarem por mim, e verem meu andar travado, manco.
Pois bem, respondo: "Não sei!". Sei que há um mês atrás - começo de agosto - acordei num belo dia com uma dor no pé. "Ah!! Dei um mal jeito!" E assim ficou. No último sábado, depois de dançar que nem uma louca na pista, não conseguia mais colocar meu pé no chão. Tomei vergonha na cara e enfim, fui ao médico.
Lesionei o ligamento e terei que fazer fisioterapia...10...talvez mais se forem necessárias.
Tudo bem. Nada demais se formos pensar. Um pé se conserta.
Mas e a vida? Será que podemos consertá-la? Quantas coisas percebemos que não andam bem e, mesmo assim, não damos atenção? Achamos que tudo vai se resolver. "Deixa o tempo passar."
Isso acontece todos os dias. Nos incomodamos - e deixamo-nos sermos incomodados - por várias pequenas coisas. Podem ser aquela brincadeira sem graça todos os dias de manhã do seu colega de trabalho, um xingão do chefe com o qual não concordamos ou a falta de carinho e atenção de nosso companheiro. São detalhes "tão pequenos de nós dois", que com o tempo podem tomar proporções graves.
Quantas vezes deixamos a vida passar, levando-a nas "coxas"? Quanto tempo perdemos tentando acreditar que um dia "ele(a) vai mudar"? "Ah, ele só quis brincar!" Quantas amizades perdemos, simplesmente por um se afastar e o outro jamais querer saber o porquê.
O tempo cura tudo...diz um ditado. Será mesmo?
Muitas coisas se perdem no tempo. Cada tempo e um só tempo. Eu hoje, não sou a mesma de ontem, nem serei assim amanhã. Existem coisas que precisam ser resolvidas no ato. Não dá pra resolver em prestações, ou quem sabe numa promoção: "Compre hoje...Pague só depois do Natal."
Aprendamos a resolver nossos problemas, a fazer o tudo que é necessário. Façamos uma auto-terapia. O que está bom? O que me incomoda? O que depende de mim? O que depende de nós? Faça o que for preciso para que o incomodo de hoje não seja o problemão de amanhã. Não deixe o tempo passar. Afinal, até um osso quebrado depois de certo tempo...já torna o tratamento mais complicado. O tempo passa. Não deixe o que você não deseja em sua vida lhe acompanhar por tempo indeterminado. Não espere...o tempo passa, o tempo voa....

Nenhum comentário: