quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do Professor

Hoje é Dia do Professor. que professor é esse que vemos por aí?
Ainda trago na memória a lembrança de alguns professores. Naquela época costumávamos chamá-las de "Tias". A cada início de ano, um cartaz na porta da sala de aula indicava o nome da nova professora. Foram muitas "Tias" ao longo dos meus primeiros anos de vida escolar. Tão difícil foi, ao chegar na quinta série, abandonar o vício dessa nomenclatura, hoje tão abominada por diversos pedagogos.
Guardo nas lembranças, cada rosto meigo que me ensinou a escrever e a ler. Que me ensinou a usar as palavras corretamente e a tentar olhar para frente - ao invés de ficar viajando, olhando para os colegas.
Lembro dos professores queridos, dos seus sorrisos, e de suas temerosas convocações, solicitando a presença de minha mãe.
Apesar de nunca ter sido uma aluna nota 10, guardo com carinho, no meu coração, o tempo de escola.
Não sei exatamente quando pensei em ser professora. Nas redações escolares, sempre mencionava ser professora, dentre tantas outras opções profissionais. Hoje, tão raras são as crianças, que ao serem questionadas, respondem "Ser professor(a)!". Bem pelo contrário, a maioria diz que jamais gostaria de ser professor, porque teriam de aturar os alunos, as gritarias e a falta de educação. Que péssima imagem têm de sua própria postura.
Hoje, ser professor, é ser um utópico, um sonhador. É almejar um mundo novo, que parece tão impossível. É lutar contra os baixos salários, a falta de rspeito dos alunos e também de seus pais.
É lutar contra todas as dificuldades estruturais, governamentais e emocionais para ter uma boa aula. É buscar atingir a todos, mas se alcançar a um ou dois, já satisfazer-se.
Sou professora. Almejo ser uma educadora, uma mestra. Alguém a quem meus alunos possam ter orgulho e inspiração.
Sinto-me feliz quando, no meu msn, aparece um antigo aluno me pedindo auxílio. Não na matéria de sala de aula, mas sobre coisas da vida. Sinal que passei alguma coisa bacana e que para ele, minha opinião é válida.
Não me satisfaço mensalmente, ao ver meu contracheque, mas vibro e choro quando percebo um aluno vencer seus maiores obstáculos...seus próprios medos e inseguranças. E sempre que o cansaço toma conta do meu corpo, olho para seus rostos - tão angelicais e serenos - e no brilho dos seus olhos - ou nos "Eu te amo" que escuto - encontro a felicidade e a paz, pois tenho a certeza de que estou trilhando o caminho certo.
Aos meus alunos, que fizeram parte da minha vida, e que me deixaram tantas marcas felizes, eu digo: Amo vocês! Vocês são a razão da minha vida, pois são vocês que a fazem realmente valer a pena!

Nenhum comentário: